quinta-feira, 3 de março de 2011

Jack Kerouac. ON THE ROAD



"Jack Kerouac" da Gang 90


Ontem a noite eu sonhei / que eu era Jack Kerouac / E subi num terraço: rua Houston / E vi as duas torres gêmeas brilhando.

O cabelo louro da menina / As tranças negras do crioulo / A sua guitarrra - a sua angústia calma.

Eu desci / Peguei a minha lata de spray / Sai pela rua, pintei dois olhos verdes nas paredes.

Ontem a noite eu sonhei / que conversava com Jack Kerouac / Ele chegava e me dizia / "Hey Man! eu renasci black / E agora sou um tocador de piston!" / Eu só sei que o som era tão alto que despertou o mundo inteiro / Eu acordei, e saí mandando brasa nas estradas do mundo.

Hey, Jack! Bye Bye

Trecho de On the road (Pé na estrada):

"Nessa época, 1947, o bop se alastrava loucamente pela América. Os caras no Loop continuavam soprando, mas com um ar fatigado porque o bop estava em algum ponto entre o período ornitológico de Charlie Parker e outro período que começou com Miles Davis. E enquanto eu estava sentado ali ouvindo aquele som noturno que o bop viera representar para todos nós, pensei nos meus amigos espalhados de um canto a outro da nação e em como todos eles na verdade viviam dentro dos limites de um único e imenso quintal, fazendo alguma coisa frenética, correndo dum lado para outro. E pela primeira vez na minha vida, na tarde seguinte, segui para o Oeste. Era um lindo dia ensolarado, perfeito para cair na estrada."

KEROUAC, Jack. On the road (Pé na estrada). Porto Alegre: L&PM, 2010, p.31-32.

2 comentários: